Terapia política. Introspecção psicossocial. Análise simbólica.

30 dezembro 2005

[126] O perigo do medo

«A penosa campanha eleitoral em curso, longa de mais, mostrará até ao fim esse tom de dramatização e de perseguição populista, de insinuação. Por detrás disso está o medo. Não o medo de Cavaco, mas o medo da própria democracia e do jogo claro que ela devia impor e tornar necessário. De dedinho espetado, indignado, esse medo é que é perigoso e reaccionário. E, além do mais, pretende fazer dos portugueses gente sem discernimento ou inteligência».
(Francisco José Viegas, JN, 29-12-2005)

3 comentários:

Anónimo disse...

Estamos “entregues”!
O Eng.º José Sócrates tem o seu plano bem organizado e está a correr exactamente ao seu agrado.
.
Ao dar o “lamiré” ao Dr. Manuel Alegre para avançar e, de seguida, apoiar a candidatura do Dr. Mário Soares, garantiu que duas figuras que poderiam contestar a sua liderança do PS, ao atacarem-se mutuamente, vão acabar politicamente destruídos. Certamente ele sabia que, caso o PS em peso, incluindo o Dr. Mário Soares da sua reforma dourada, tivesse apoiado o Dr. Manuel Alegre, o equilíbrio destas eleições presidenciais estaria, nesta altura, muito diferente. Para o seu plano, convém enormemente a vitória do Prof. Cavaco Silva para poder governar à vontade sem ingerências pois, caso este se venha a intrometer, poderá sempre colocar-se na posição de “vítima da direita”, pois sabe que a populaça ainda compra a história da “Zézinha, a desgraçadinha, que foi enganada por um matulão”.
.
O Eng.º José Sócrates tem plena consciência que, no momento, não existe oposição política ao seu governo. O PSD, depois da implosão decretada pelo Dr. Santana Lopes, está ferido de morte. Os competentes já arranjaram bons lugares na iniciativa privada (que paga muito melhor!) e o Dr. Marques Mendes, à semelhança do que se passa no Vaticano com o Papa Bento XVI, não passa de um “líder de transição”. Ninguém o leva a sério!
.
Pensa-se que o Dr. Miguel Cadilhe avance em breve com a sua candidatura à liderança do PSD. Mas quem é este senhor que tanta gente, hoje em dia, usa como referência anti Prof. Cavaco Silva?
Cadilhe, que foi ex-ministro das Finanças de Cavaco, saiu do executivo, no início de 1990, bastante melindrado com o professor. Cadillhe foi dispensado do governo no meio de um "furacão" lançado pelo jornal "Independente", então dirigido por Paulo Portas, por causa de um caso de alegada fuga à sisa na compra de um andar nas Amoreiras. O que mais magoou Cadilhe terá sido o facto de Cavaco se dizer solidário consigo, considerando-o vítima de uma monstruosidade, mas depois não agir em conformidade e sustentá-lo no governo. Aparentemente, estes factos já foram apagados da fraca memória Nacional. O Dr. Miguel Cadilhe quer vingar-se!
Mesmo com todas as medidas antipopulares que o governo do PS toma a seu belo prazer, não é assim que o PSD vai conseguir voltar a ser uma verdadeira e credível força de oposição.
.
No CDS-PP (essa do PP nunca entendi!), único outro partido de oposição com algum peso, o cenário não é melhor. Com a demissão do Dr. Paulo Portas, o seu sucessor é ainda mais insignificante do que o Dr. Marques Mendes no PSD, com a agravante de José Ribeiro e Castro ser de uma arrogância e falta de sensibilidade política nunca antes vistas. Se o CDS quer voltar a “existir” só tem uma saída: Colocar na presidência a Dr.ª Maria José Nogueira Pinto pois sabe o que diz, “vende” bem as suas ideias, é culta e, ainda por cima, tem classe e um charme ilimitado. Neste momento, só ela teria forças para tirar o CDS-PP das “cinzas”!
.
A CDU e BE são os chamados “folclóricos”: Ninguém os leva a sério!
.
Conclusão: Ainda vamos continuar durante um longo tempo entregues ao belo prazer do Eng.º José Sócrates e do “seu” PS!!!

Anónimo disse...

É só fogaça!
Ó homem vc parece a pitonisa de Delfos, só que o seu óraculo foi completamente vandalizado e as suas profecias caem em saco roto.

Anónimo disse...

Depois de tão válidos argumentos, retiro-me deste "blog".
A falta de educação Nacional é a principal razão do estado em que se encontra Portugal.
Passem bem!

Arquivo do blogue

Seguidores