Terapia política. Introspecção psicossocial. Análise simbólica.

28 dezembro 2005

[124] Coerência

"Apoio o Prof. Cavaco Silva por razões, no essencial, idênticas às que estiveram na base do meu apoio público ao General Ramalho Eanes, em 1980, e do meu voto no Dr. Mário Soares, em 1986. Efectivamente, nas actuais circunstâncias, o Prof. Cavaco Silva, pelo seu profundo conhecimento da realidade nacional e internacional, pela sua grande experiência governativa, pela sua estatura moral e pela independência com que se apresenta, é o candidato em melhor posição para exercer o cargo de Presidente da República. (...) "
(José Casalta Nabais)

3 comentários:

Anónimo disse...

Será que continua a haver Portugueses que acreditam que o governo do PS é de “esquerda”?
- Será pelo lançamento do “projecto OTA”?
- Será pelo lançamento do “projecto TGV”?
- Será pela decisão de deixar aumentar as rendas de casa e deixar despejar milhares de reformados que mal têm dinheiro para comer?
- Será por se recusar a aumentar o salário mínimo para níveis minimamente humanos?
- Será por ter decidido aumentar o IVA, penalizando a maioria do povo que não tem meios de o “descarregar”?
Nenhum governo de “direita” (que há muito deixou de existir!) ousaria fazer tanto contra o pobre povo Português como este PS já fez em tão pouco tempo!
Uma coisa é um facto: Neste Natal, em todo Portugal, e até no eBay, estiveram esgotados todos os tabuleiros de xadrez de mais de €1.000.00.
Como é que ainda existem tantos cegos!
Mário Soares é de “esquerda”? O que é que ele alguma vez fez nestes últimos trinta anos que o caracterize como tal? Ter-se oposto a Salazar há quase 40 anos? Então porque é que nunca foi parar às masmorras mas sim a férias de luxo em São Tomé, rodeado de todos os confortos de menino rico?
É antifascista? Então porque não respondeu (ficou até bem caladinho!) quando o Dr. Francisco Louça, no debate entre eles, acusou-o e ao PS de serem apoiados e subsidiados pelo ditador Nicolae Ceausescu da Roménia (comparado com ele, O Prof. Oliveira Salazar seria um “menino de coro”)
A triste realidade é que o PS e o PSD são simplesmente como um Sporting e um Benfica, ou, para ser regionalmente correcto, um Porto e um Boavista. Nem o PS é de “esquerda”, nem o PSD é de “direita” assim como nem o Dr. Mário Soares é de “esquerda” nem o Prof. Cavaco Silva é de “direita”. Que não seja por isso que alguém decida dar o seu voto a um ou ao outro.
Não posso deixar de ficar satisfeito que o Dr. Mário Soares já não consiga enganar mais de 15% dos Portugueses.

Anónimo disse...

Em Portugal existe uma grande confusão sobre o que é “Esquerda” e “Direita”.
Primeiro que tudo: Não considero que exista em Portugal uma verdadeira “Esquerda”! O PS e PSD há muito que se transformaram em partidos sem “cor”, cujo único objectivo é estar no poder. Doa a quem doer!
De “Direita” temos o CDS cuja expressão é aquela que todos conhecemos: Nula!
Nos chamados “Folclóricos”, temos o PCP e o BE, que gostariam de fazer Portugal voltar ao tempo das “trevas” e tornar-nos todos iguais na miséria. Em vez da exploração do “homem pelo homem” teríamos exactamente o contrário!
O que poderia então chamar-se um Partido de Esquerda?
Um partido cujas prioridades fossem a saúde pública, a educação, a segurança social e a justiça, quatro campos totalmente descorados até hoje por TODOS os governos do PS e do PSD, e que cada vez nos faz estar mais atrasados em relação à Europa. Claro que para melhorar estes campos será preciso gerar riqueza! Mas isso deve ser feito na legalidade e não na impunidade como tem acontecido nos últimos 30 anos.
Em Portugal, para se dizer de “Esquerda”, vão-se buscar frases feitas de anti-Salazarismo e antifascismo para prová-lo! É patético! Seria como se alguém, hoje em dia, na Alemanha precisasse de se dizer anti-Nazista! É o óbvio ululante! Afirmam à “boca cheia” que derrotaram o capitalismo. Grande mentira! Nunca na história de Portugal existiu capitalismo mais selvagem que durante os consulados tanto do PS como do PSD: As urbanizações selvagens, que desfiguraram e continuam a desfigurar Portugal, as “lavagens” de dinheiro, as fugas ao fisco, as compras de F-16, de submarinos, etc. (agora sim! Vamos ganhar a guerra!!!)
Não me vou demorar mais no tema pois poderia continua a escrever várias páginas, mas a pergunta é simples:
Será que alguém consegue ver, nas acções e não no “palavreado”, alguma diferença entre PS e PSD?
Tendo em vista o que escrevi acima, considero que nem o Dr. Mário Soares é de “Esquerda” nem o Prof. Cavaco Silva é de “Direita”. As únicas “armas” do Dr. Mário Soares são atacar o Salazarismo e atacar o Cavaquismo. Ataque, ataque, ataque!
Mas, no fim de contas, o que é que ele defendeu ou defende???
Uma vez que, nas acções como governantes, nada os diferencia, prefiro o Prof. Cavaco Silva: É indubitavelmente inteligente, bem-educado, sério (se não o fosse, há muito já o saberíamos) e tem uma pose e comportamento de verdadeiro “Chefe de Estado”.
Penso ser esta a apreciação que vai levar a grande maioria dos Portugueses a votar nele.
O que poderá tornar estas eleições numa vergonha internacional é o “mau-perder” do Dr. Mário Soares ao insinuar que o processo poderá não ser limpo e justo, como se fossemos uma “república das bananas”.
Na verdade, ele é o único candidato com processos (já esquecidos!) por ilegalidades cometidas durante eleições.

Unknown disse...

Sabe, Fogaça, tecnologicamente poderemos estar já no séc. XXI, mas, politicamente, estamos ainda no séc. XIX, a trabalhar com conceitos e ferramentas completamente desajustados à aldeia global da língua, da cultura, do mercado, da ideologia...

Arquivo do blogue

Seguidores