Terapia política. Introspecção psicossocial. Análise simbólica.

19 maio 2006

[295] Pobretes, mas alegretes...

"Portugal está cada vez mais pobre em comparação com a restante União Europeia. O Norte do país é uma das regiões europeias onde o nível de vida é mais baixo (...).
"Portugal está a perder o comboio europeu. (...) Fica atrás da Grécia, Chipre e Eslovénia. Os dados são do Eurostat, o Instituto de Estatística europeu.
"Em 1999, o nível de vida português correspondia a 80,4 por cento da média europeia. Mas poucos anos depois, em 2003, já tinha caído para os 72,9 por cento.
"Todas as regiões de Portugal estão a perder terreno. Sem contar com os países do alargamento, o Norte de Portugal é mesmo a região mais pobre da União. O produto vale apenas 57 por cento da média europeia. A região Centro e os Açores seguem logo (...) com apenas 61 por cento."
(Sic Online, 19-5-2006: destaque nosso)
*
E o Norte (leia-se Trás-os-Montes e Alto Douro), o Centro (leia-se Beira Alta e Beira Baixa), os Açores e o Alentejo continuarão a depauperar, consequência de uma política social, económica, demográfica, ambiental e cultural totalmente errada, de que o encerramento de serviços públicos essenciais são o exemplo mais recente e mais flagrante.
Sem escolas, sem hospitais, sem creches, sem museus, sem água, sem agricultura, o que ficam lá a fazer as pessoas?

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores