Terapia política. Introspecção psicossocial. Análise simbólica.

06 maio 2006

[269] A "Esquerda Néo(n)"

Da clamada "guinada" à Esquerda (alegadamente contra a globalização), na América Latina (Brasil, Venezuela, Bolívia), não resta senão um grande equívoco. Não se trata uma Esquerda progressista, democrática, ética. Trata-se da Esquerda populista, demagógica e autoritária que, infelizmente, vai beber do Peronismo, em vez de ser inspirada em Willy Brandt, Bill Clinton ou Fernando Henrique Cardoso.
A suposta superioridade moral desta velha Esquerda latina, agora reciclada, não é mais do que - como lhe chamou, numa expressão muito feliz, Carlos Vereza (um insuspeito artista brasileiro, numa entrevista a Jô Soares) - o "glamour da ignorância".

2 comentários:

Anónimo disse...

O populismo latino-americano não deixa de ser uma manifestação cultural de um atraso político e, principalmente, cultural.
Deve ser contornado com a globalização, com a crítica rápida da Internet e das televisões, como alerta. Mas, lastimavelmente, a Secretária de Estado dos EUA já manifestou represália. E não nos esqueçamos de que a Revolução de 64 no Brasil teve um dedo dos EUA, pois Jânio Quadros havia, recentemente, condecorado, em Brasília, Che Guevara.
Parabésn ao Divã pelo comentário. Sucinto e crótico. E de alerta!
Abs
Pafúncio curitibano

Anónimo disse...

Parabés ao blog por suscitar o tema do populismo latino-americano.
Só estejamos alertas para as inromissões dos EUA, que ajudaram a Revolução de 64 no Brasil.
Abraços.
Pafúncio Curitibano

Arquivo do blogue

Seguidores