Terapia política. Introspecção psicossocial. Análise simbólica.

12 junho 2009

[897] O poder tem cheiro?

Interessante o pequeno, mas pertinente artigo, cuja ideia-chave, a meu ver, está no trecho “[o PS] não deve ser confundido nem com a sua direcção nem com o governo que de momento o representa. Mas cabe aos socialistas a última palavra.
De facto, (...) é para mim um enigma a sustentação de JS no seio do partido. Em boa verdade (e isso não é bom nem mau, é como é), ele não representa a matriz histórica e ideológica do PS, sendo o representante daquela ala mais centrista, de pendor (neo)liberal.
Então, e é a pergunta cuja resposta valerá “one million dollars”, porque é que esses 60/70 por cento de militantes e simpatizantes (incluindo a blogosfera) aplaudem, por vezes deleitados, quando não fanaticamente, alguém que, nem política nem ideologicamente, os representa? Será apenas o cheiro embriagante do exercício do poder?
*
ADENDA: Note-se que fenómeno idêntico (de sobrerrepresentação de uma corrente minoritária) ocorreu com Luís Filipe Menezes, que não representava mais do que uma minoria ideológica e até geográfica do PSD e, por isso, a sua força foi meramente conjuntural (admito até que, estivesse o PSD no poder, o “Menezismo” nem tivesse chegado a ser sufragado).
(Núncio, comentário a "Declaração de interesses", Cipriano Justo, Eleições 2009 - Público, 11-6-2009)

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores