«Segundo dados publicados este mês pela Organização para a Cooperação e para o Desenvolvimento Económico (OCDE), Portugal era, em 2007, dos países da zona euro onde existiam mais processos de cobrança coerciva de impostos, ou seja, dos países onde menos contribuintes pagavam os seus impostos dentro dos prazos legais.
«Os números da OCDE mostravam mesmo que cada português registado fiscalmente tinha, em média, quase 38 processos de execução fiscal e que a dívida cobrada por esta via pelo fisco representava 37,6 por cento da sua cobrança normal. Apesar de a OCDE não ter obtido valores para países como Espanha, Grécia ou Itália, nos dados existentes, Portugal só é ultrapassado pela Eslovénia, em relação ao número de processos por contribuinte, e pela Eslováquia, no que se refere à percentagem de receitas fiscais obtidas através de cobrança coerciva.»
(Público online, 25-2-2009: «Cada juiz dos tribunais tributários tem mais de 1300 processos em mãos»)
*
Se o cidadão "tuga", eleitor e contribuinte, se comporta assim como não haveria de votar nos "chicos-espertos" que o representam? Ataca quem o defende (juízes) e aplaude quem diminui a independência e a autoridade das magistraturas.
Cada povo tem os governantes que merece...
Sem comentários:
Enviar um comentário