Terapia política. Introspecção psicossocial. Análise simbólica.

14 fevereiro 2009

[785] As notas dos candidatos (ficha técnica)

Avaliamos hoje a actuação dos líderes dos principais partidos (no caso de Garcia Pereira e de Manuel Monteiro, não tendo os partidos que chefiam assento parlamentar, entendemos que são, com pouca controvérsia, aqueles com mais relevo político e social), candidatos a primeiro-ministro (1).
A avaliação teve por base critérios e ponderações idênticos aos da avaliação dos ministros, com algumas nuances. São eles:
- (2) competência profissional (0-7 valores);
- (3) autoridade política e ética (0-6 val.);
- (4) discurso político (0-4 val.); e
- (5) poder comunicacional (0-3 val.).
Por competência profissional entende-se a capacidade revelada na sua área de actuação. A autoridade ética e política vê-se na conduta pessoal e política. Os outros dois critérios respeitam à consistência e densidade do discurso político e à capacidade de comunicação com os eleitores/cidadãos.
A pontuação total (6) corresponde à soma dos pontos obtidos nos quatro critérios, na escala habitual (0-20 valores).
Dadas as explicações, vejamos os resultados mais salientes:
- dos 7 líderes (3 à direita e 4 à esquerda), nenhum se destaca verdadeiramente, sendo MFL (direita) e FL (esquerda) os melhores;
- todos os outros resultados são sofríveis, até com uma negativa (MM);
- os pontos fortes: de MFL, a competência e autoridade; de FL, a competência e o discurso; de JoS, o poder comunicacional; de GP, a competência; de PP, o poder comunicacional; de JeS, a autoridade; e de MM, o poder de comunicação.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores