Terapia política. Introspecção psicossocial. Análise simbólica.

17 março 2009

[819] Serviço público (19): mais uma jóia em Belém

«A Travessa da Ermida – espaço cultural - na Travessa do Marta Pinto, em Belém, pretende ser um ponto de encontro entre as memórias do passado e novas vivências. Este conceito é transversal aos diferentes espaços que constituem este projecto, desde a Ermida Nossa Senhora da Conceição, à Enoteca, passando pela oficina de joalharia e acabando na rua.
A travessa começou por se chamar Travessa da Merceeira, pois funcionava como acesso às Merceeiras da Rainha D. Catarina. Na época em que a Ermida foi inaugurada, a rua era conhecida por Travessa da Horta, pois nas traseiras dos edifícios eram cultivadas couves e alfaces. A Ermida, foi inaugurada em Novembro de 1707, construída por João Matias, um homem de negócios, e tornou-se naquele tempo o espaço mais marcante daquele lugar, entre as Merceeiras de D. Catarina e os Jerónimos.
O objectivo deste espaço cultural é devolver a Belém, e a esta rua em particular, o destaque que teve outrora. A Travessa da Ermida, pretende inovar e dinamizar esta zona, contribuindo para a excelência cultural e turística de Belém, recorrendo a diferentes iniciativas, seja uma visita histórica, uma exposição, um workshop, nunca esquecendo, a sua característica íntima, assim como, o carácter emblemático e histórico do local.»

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores