Terapia política. Introspecção psicossocial. Análise simbólica.

24 novembro 2005

[64] O lado certo

« (...) apesar de a maioria dos portugueses achar que é Mário Soares quem tem melhor hipóteses de contrariar a vitória de Cavaco Silva, a situação é-lhe muito pouco propícia. À parte a possibilidade de roubar eleitores ao próprio Cavaco Silva, que não pode ser excluída (Cavaco parte de um ponto tão alto que dificilmente poderá subir, apenas descer), o potencial de crescimento do eleitorado de Soares à esquerda parece depender em grande medida da captação de pessoas que, a esta hora, já serão dificilmente convertíveis:
- os que já dizem à partida que não tencionam votar, especialmente o eleitorado desmobilizado do PS;
- e os eleitores de Manuel Alegre, maioritariamente compostos por pessoas que declaram tencionar votar em Alegre apesar de acharem que Soares é quem tem hipóteses de obter um melhor resultado contra Cavaco Silva, o que mostra que a argumentação "estratégica" - o voto em Soares como única maneira de derrotar Cavaco - não deverá ser suficiente para os converter.»
(P. Magalhães, in Margens de Erro)
Resta saber, caro Pedro, o que seria preciso fazer para "converter" os eleitores a que se refere. Não sejamos ingénuos! Há muita criatividade a borbulhar nesses lugares geométricos do poder... Ou a "visionária" entrevista, dada hoje à estampa, será mero acaso? Talvez alguém esteja também a querer colocar-se "do lado certo da História"... Mas creio que já vai atrasado!

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores