Terapia política. Introspecção psicossocial. Análise simbólica.

23 novembro 2005

[60] Arrogância cultural anacrónica

«VPV acaba por reconhecer que Soares vem a estas eleições representar um "mundo que nós perdemos", para utilizar o título de um historiador inglês. E curva-se respeitosamente perante esse exercício ("é bom que ele exista"). Nada disto, por muito comovente que seja, explica politicamente a "necessidade" da sua candidatura. Reduzi-lo a uma função ornamental democrática, a crer na prosa destes dois ilustres cronistas, é pouco para Soares. É por isso que ele vagueia, nesta campanha, à sombra do "plebeu" que, mesmo com um sorriso "come merda" (Mesquita dixit), é o verdadeiro aristocrata destas eleições».
# posted by João Gonçalves : 20.11.05
Com a devida vénia, não posso deixar de reproduzir um excerto particularmente brilhante deste blogueur que se vai afirmando consistentemente (e que tenho o prazer de conhecer pessoalmente, se bem que seja aqui irrelevante).
Contra toda a elite de salões empoeirados e de manuais de estilo boboneanos (arregimentando escribas frustrados e intelectuais complexados), o filho do gasolineiro (a quem presto a minha homenagem profunda, com o respeito e orgulho que tenho pelas minhas próprias origens) vai impor-se! E todo o preconceito será castigado...

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores