Terapia política. Introspecção psicossocial. Análise simbólica.

13 agosto 2010

[1211] Na season, um momento nada silly

«Ao longo da carreira, encontrei vários tipos de adeptos (...). Mas (...) não encontrei nenhuns com a genuína paixão dos Benfiquistas. É quase inexplicável. Sente-se olhando fundo nos olhos das pessoas. Sente-se nas manifestações espontâneas nas ruas, nos restaurantes, no estádio. Sente-se nas cartas que recebemos (...).
Quem já passou pelas mesmas situações - em países diferentes, com clubes diferentes e adeptos diferentes - sabe distinguir claramente os sentimentos. Aqui é distinto. Garanto!
O Benfica é um clube muito especial. (...) foi-me conquistando e convencendo com factos. É daqueles clubes que te surpreende dia após dia. Quando conto isto a alguns colegas de outros clubes, eles estranham. Como é que alguém que passou pelo Real Madrid ou pelo Barcelona se pode surpreender? A explicação é simples. O Real ou o Barça são como teatros gigantescos e nós, os jogadores, somos os actores principais de uma grandiosa encenação. No Benfica é outra coisa, mais ligada ao sentimento, ao povo, à paixão. Vem das raízes, é genuíno.
(...) No meio das montanhas [durante o estágio na Suíça], num local que nem vem no mapa, havia centenas de Benfiquistas a apoiar-nos. Após o primeiro treino, liguei à minha mãe e disse:"Mãezita, este clube é impressionante!"».
(Javier Saviola, aqui)

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores