Terapia política. Introspecção psicossocial. Análise simbólica.

25 julho 2010

[1202] Depois do ópio e do futebol, a nova religião

«Quase todos os dirigentes políticos, sejam da esquerda tradicional ou da direita, sejam do Norte ou do Sul, confessam uma verdadeira devoção pelo mercado e, em particular, pelos mercados financeiros. Na verdade, deveríamos dizer que eles criaram uma verdadeira religião do mercado. A cada dia, em todas as casas do mundo que tem televisão ou internet, celebra-se uma missa dedicada ao deus Mercado durante a divulgação da evolução das cotações da Bolsa e dos mercados financeiros.
O deus Mercado envia seus sinais através do comentarista financeiro da televisão ou da imprensa escrita. Isso não acontece não somente nos países mais industrializados, mas também na maior parte do planeta. Em Shangai ou em Dakar, no Rio de Janeiro ou em Tombuctu, qualquer um pode saber quais são os “sinais enviados pelos mercados”.»
(Eric Toussaint, presidente do CADTM Bélgica - Comité para a Anulação da Dívida do Terceiro Mundo, doutor em Ciências Políticas da Universidade de Liège, Bélgica, e da Universidade de Paris VIII, França. Este artigo foi publicado no portal Carta Maior: cortesia do leitor "réprobo".)

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores