Terapia política. Introspecção psicossocial. Análise simbólica.

15 janeiro 2007

[415] O Grande Tuga

1. Finalmente, os resultados: D. Afonso Henriques, Álvaro Cunhal, António O. Salazar, Aristides Sousa Mendes, Fernando Pessoa, Infante D. Henrique, D. João II, Luís de Camões, Marquês de Pombal e Vasco da Gama.
2. Poucas surpresas, excepto, talvez, Cunhal e Sousa Mendes.
3. Nenhuma mulher, ao contrário da Alemanha e dos EUA (uma) e da França e da Grã-Bretanha (duas). Nem Amália, o que talvez seja o mais surpreendente!
4. Quase ninguém das artes e das ciências, tirando os dois poetas maiores (a França elegeu seis!). Curiosamente (para um país latino), também nenhum desportista...
5. Em dez eleitos, apenas quatro viveram no século XX, o que não contradiz a tendência "saudosista" das outras eleições nacionais.
6. Só os EUA incluiu, como nós, o fundador da nacionalidade.
7. As minhas escolhas, necessariamente pessoais e discutíveis, dos três maiores (de entre os listados), por ordem alfabética: Aristides Sousa Mendes (humanismo), Infante D. Henrique (engenho) e Luís de Camões (arte).

1 comentário:

Unknown disse...

Bem, votasse eu e escarranchado em cima do palanque era logo Sô Dom Afonso, pois claro. Dava gdes tareiões na mãe mas ela provávelmente merecia-os e isso já lá vai e como dizia quem ???? ( cabeleira farta e faiscante, queixo protuberante e a voz, meu São Crocão, a voz.... adivinharam ??? ) «agora não interessa nada». Depois, entre o Infante instigador da marinhagem e o poeta zarolho pois... o Infante, parece-me bem para nº2. Espertalhão, este Infante. O poeta logo a seguir, coladinho e em gde velocidade... distribuidas que estão as 3 medalhas, difícil se torna continuar. Dava a Sô Dª Amália um lugar entre os 10, ah isso dava ! Coitada bem se esfalfou nesta correria para que a ignorem assim. Se bem que o fado não me fale à alma, me deixe antes indiferente. Mas vá, pronto, um bom biscoito para a senhora. Agora, esta ideia do " tudo ao molho e fé n'Ele " é que me deixa desconfortável. Porque permite que algumas criaturas ( nem nomeio ! ) apareçam a par de... valha-me meu São Crocão, tivemos e temos alguns verdadeiros bons artistas, não havia ( MESMO ) necessidade.

Arquivo do blogue

Seguidores