Terapia política. Introspecção psicossocial. Análise simbólica.

30 julho 2006

[328] Duvidosa pronúncia presidencial

*
É, devo dizê-lo, um comunicado surpreendente.
Cavaco Silva tem sido um homem, ao longo de mais de 20 anos de carreira política ou cívica, pouco dado a dúvidas ou estados de alma. De convicções fortes, determinado, solitário, estudioso, organizado e metódico. Sempre que decidiu, não teve medo de errar. Cavaco decidiu, está decidido. Goste-se ou não.
Nesta questão (e já noutra anterior em que também insinuou não estar convencido), não esteve bem, nada bem. Como, acintosamente, lhe assinalou o visado, se tinha dúvidas, não assinava.
Estranho este novo 'roteiro pelas dúvidas'...
Se as considerações feitas sobre a (não) adesão política, pela promulgação, aos actos do Governo são correctas e pedagógicas, é inquietante notar que o Presidente não retira conclusões da sua própria tese. Ora, se - ao promulgar - não está necessariamente a aderir, não promulgando não está forçosamente a praticar um acto de censura (sobre a substância). Pode apenas traduzir uma discordância (exigentemente sempre fundamentada) da forma, do tempo, do modo da medida.
Promulgando ou vetando, o Presidente da República deve sempre fazê-lo ponderada, mas convictamente. Como, no caso, sempre nos habituara...
Em resumo, "Dê-me o benefício das suas convicções, se as tiver, mas guarde para si as dúvidas. Bastam-me as que tenho." (Johann Wolfgang von Goethe, 1749-1832)

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu caro, não vejo qual a razão do seu espanto quanto ás dúvidas do "Senhor Professor" sobre o diploma que entrega descaradamente Ao vendedor de armas sul-africanas O Centro de Artes do CCB .
Lembra-se do 1º mandato do "Dr. Só Ares" quando o 'Senhor Professor' estava em S. Bento ?
Pois bem tem aí a resposta para o comportamento aparentemente inusitado do Senhor Professor de Boliqueime ...
Quando estivermos no segundo mandato (LONGE VÁ O AGOIRO ...!) do 'Senhor Professor' outro galo cantará ... enfim mais do mesmo ... nada de novo na ocidental praia lusitana .

Arquivo do blogue

Seguidores