Terapia política. Introspecção psicossocial. Análise simbólica.

27 maio 2008

[588] É só fazer as contas...

«Não posso dizer que tenha ficado surpreendido com o Relatório da União Europeia (Eurostat) e o trabalho, coordenado pelo Prof. Alfredo Bruto da Costa, do Centro de Estudos para a Intervenção Social (CESIS), intitulado "Um olhar para a pobreza em Portugal", divulgados há dias, que coincidem em alertar para o facto de a "pobreza e as desigualdades sociais se estarem a agravar em Portugal". Surpreendido não fiquei. Mas chocado e entristecido, isso sim, por Portugal aparecer na cauda dos 25 países europeus - a Roménia e a Bulgária ainda não fazem parte da lista - nos índices dos diferentes países, quanto à pobreza e às desigualdades sociais e, sobretudo, quanto à insuficiência das políticas em curso para as combater.»
(Mário Soares, "Pobreza e desigualdades, DN, 27-5-2008)
*
Entre 1995 e 2008, Portugal teve governos do PS (sempre sozinho, em maioria relativa e absoluta) e do PSD (em coligação com o CDS/PP, entre 2002 e 2005), chefiados sucessivamente por António Guterres (seis anos e meio), Durão Barroso (dois anos e meio), Santana Lopes (seis meses) e José Sócrates (três anos e meio).
Jorge Sampaio (PS) foi presidente da República durante dez anos (1996-2006), exercendo Cavaco Silva o cargo desde então (há dois anos).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores