Terapia política. Introspecção psicossocial. Análise simbólica.

25 janeiro 2008

[538] E se os professores fossem políticos?

"Os professores são os profissionais em quem os portugueses mais confiam e também aqueles a quem confiariam mais poder no país, segundo uma sondagem mundial efectuada pela Gallup para o Fórum Económico Mundial (WEF).
Os professores merecem a confiança de 42 por cento dos portugueses, muito acima dos 24 por cento que confiam nos líderes militares e da polícia, dos 20 por cento que dão a sua confiança aos jornalistas e dos 18 por cento que acreditam nos líderes religiosos.
Os políticos são os que menos têm a confiança dos portugueses, com apenas sete por cento a dizerem que confiam nesta classe."
*
Curioso, quase maquiavélico!
42% dos profissionais em quem os portugueses supostamente mais confiam têm sido publica e persistentemente enxovalhados por aqueles que só têm a confiança de 7% do povo...
E estes estudos de opinião, sem prejuízo das margens de erro que sempre têm, são tanto mais importantes quanto traduzem a avaliação geral do grau de confiança numa classe profissional ao serviço da população (professores, médicos, polícias, militares, políticos, etc.) e não a competência (ou assiduidade, ou zelo ou integridade) que é uma avaliação personalizada num profissional em concreto... Embora sem integridade não se mereça fazer parte de nenhuma classe!

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores