Terapia política. Introspecção psicossocial. Análise simbólica.

02 janeiro 2008

[529] As palavras dos outros (13): vox populi

«Depois de ler tantos artigos nesta notícia, venho acrescentar algo de mais. Em Fevereiro de 2006 emigrei para França e em 15 dias de estadia arranjei emprego como efectivo, depois de ter rescindido o meu contrato de trabalho em Portugal. O meu ordenado triplicou em relação ao que auferia em Portugal. Inscrevi-me na segurança social francesa e para minha supresa descobri que tinha direito ao abono de renda de casa (abono tipo jovem arrendamento no valor de 110 €, só com a diferença que já tenho 33 anos). Em Dezembro, tive o meu primeiro filho e a segurança social francesa deu-me 855 euros de prémio para efeitos de nascimento, e recebo ainda 172 euros mensais para fazer face às despesas do meu filho durante os próximos 3 anos.
Num país em se fala de futebol nos telejornais, de assaltos à mão armada e multibancos, onde se perdoam dívidas à banca de familiares de dirigentes de instituições bancárias e demais crimes isentos de punição tenho dúvidas de ir à embaixada de Portugal em Paris para apresentar a acta de nascimento do meu filho de maneira a este ser português. Não há problemas a mãe do meu filho ser polaca e eu tenho a dupla nacionalidade (francesa e portuguesa). Talvez mesmo é melhor dizer ao meu filho que Portugal é um país à beira mar plantado onde se gosta do bacalhau, de futebol e de ir a Fátima para rezar muito para tirar a escumalha que temos no governo e nas principais empresas privadas. Bela notícia que vi na RTPi , quando apresentaram todas as possibilidades de pontes de 2008, excelente incentivo para os tugas trabalharem, nada mais que 144 dias sem trabalhar.
Ao governo do pseudo ENG. SOCRATES desejo-lhe tudo de mal, e aconselho ao primeiro-ministro a obter um diploma como o meu numa universidade do estado. Já agora o Dr. Silva disse que houve progressos na justiça. Quais Sr. PR? Foi no caso Apito Dourado? Foi no caso Casa Pia? Foi no casa do desaparecimento da pobre criança inglesa do qual se acusa a mãe da Madeleine? Espero que não haja nehum novo aeroporto nem TGV. Para um bom 2008 desejo saúde e dedicação a todos que residem em Portugal menos para o governo e que possível que emigrem todos menos os sacanas dos deputados, assessores e demais bandidos. Feliz 2008, que Deus vos proteja e que a mim me ampare.»
(Filipe Bragança, Le Mans, França, no Público online, em comentário à notícia "Cavaco questiona rendimentos elevados de altos dirigentes de empresas", 2-1-2008)

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores