Terapia política. Introspecção psicossocial. Análise simbólica.

25 novembro 2006

[394] Impressões tardias de uma entrevista histórica (passada a tempestade)

1. É, talvez, a primeira vez que, na III República, num regime semi-presidencial (ou semi-parlamentar), o Chefe do Estado sanciona tão positiva e expressamente a actuação do órgão executivo.
2. Mais surpreendente se torna tal (aparente) aprovação política se atendermos ao facto de se viver uma situação, chamada em politologia, de "coabitação".
3. Nem em situações anteriores de forte empatia entre Belém e S. Bento (Eanes/Cavaco, Soares/Guterres, Sampaio/Guterres e Sampaio/Sócrates) se foi tão longe...
4. Uma interpretação como a presente dos poderes constitucionais (Constituição semântica e formal) do Presidente da República encerra o risco de fazer resvalar o regime para um semi-presidencialismo "à la française".
5. Não que isso fosse inaceitável, do ponto de vista teórico-conceptual, mas teria que ser validado democraticamente.
6. Outro risco, bem actual e concreto, de tal interpretação é a de se perder o respeito institucional e político, devido pelo Chefe do Estado, à(s) Oposição(ões).
7. O Presidente da República, no exercício do chamado "papel moderador" ou de árbitro, não joga nem capitaneia nenhuma das equipas.
8. Muito menos é comentador ou analista político.
9. Fica por saber (mas pressinto que não demorará mais de um ano) se estas interpretação e actuação são fruto da época...

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu caro, o seu ponto 9. já contem a resposta (embora a meu ver, parcial ...) ás suas "inquietações" sobre o cenário da coabitação "á la française". Não serão essas perspectivas de 'coabitação' á gaulesa tudo mais uma das maquinações em que o dito 'senhor professor' de Boliqueime é habil, useiro e vezeiro no seu calculismo cínico a que nos tem habituado desde que foi fazer a rodagem, do seu Citroen á Figueira ?
Quando chegarmos ao final do mandato do "senhor professor" e se , e frizo o SE, o dito for reeleito, outro galo cantará para Socrates ... Enfim, nada que já não tenhamos visto com o seu émulo simétrico o sr (só sr. sem título de Doutor ...) SóAres aquando nas mesmíssimas funções de Estado ...
Como diriam os Roxy Music em 1973, 'Remake, Remodel' ...

Arquivo do blogue

Seguidores