Terapia política. Introspecção psicossocial. Análise simbólica.

09 janeiro 2006

[139] E esta, hein? (singela homenagem a Fernando Pessa)

"P- Que país deixou [Cavaco Silva]?
"R- Com todos os erros, acabou por deixar um país mais moderno, mais igualitário e, apesar de tudo, um país um bocadinho mais preparado para se aguentar no mundo.(...)
"P- Conclusão do Cavaquismo?
"R- Primeiro, as acusações que eu rejeito: que ele promoveu o compadrio, o clientelismo e promoveu o "Estado Laranja"; que misturou os negócios com a política. Esses são defeitos estruturais da sociedade portuguesa, que não podem ser atribuídos ao dr. Cavaco. A nossa mais antiga literatura política acusa todos os Governos do mesmo. Muito limitou ele os estragos.
"P- E o dr. Mário Soares, nisto tudo?
"R- Não teve importância alguma. A história destes dez anos podia-se ter escrito sem uma única referência ao dr. Soares, excepto pela dissolução da Assembleia da República em 1987. Eu suspeito mesmo que o dr. Mário Soares gostaria que o dr. Cavaco lhe sucedesse, para preservar o prestígio do cargo. Se lhe sucedesse uma nulidade, o papel na história do primeiro Presidente da III República ficaria automaticamente desvalorizado. Ao passo que uma presidência do dr. Cavaco valorizava a presidência do dr. Soares".
(Entrevista de Maria João Avillez a Vasco Pulido Valente, Público/Magazine, 26-2-1995, via http://minharicacasinha.blogspot.com)
Lembro apenas que VPV apoia Soares, na actual eleição presidencial.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores