Terapia política. Introspecção psicossocial. Análise simbólica.

03 janeiro 2015

[1435] Late Saturday afternoon: um novo ano ou um ano novo?

«Muitos (e)leitores, como alguns neste fórum, perguntam, como balanço antecipado da actual legislatura, se estamos melhores hoje do que em Junho de 2011.
Só a mera pergunta é reveladora, sem querer ser indelicado, de uma ignorância ou, pior, de uma inconsciência assustadoras.
Em 2011, a República Portuguesa entrou, dito de uma forma simples, em "insolvência": não tinha tesouraria suficiente para pagar salários, pensões, empréstimos, juros. Não vou discutir aqui nem agora - embora seja importante fazê-lo um dia - se isso se deveu apenas à governação dos últimos seis, dezasseis ou vinte e oito anos... sei que não podemos estar sempre a reviver o passado mais ou menos glorioso, sobretudo como se não tivéssemos nada a ver com isso, como se quem governasse este país não fossem os portugueses, há quase 1000 anos!
Como pode um país tentar sair de uma crise profunda sem dor, sem esforço, sem auto-crítica? Insinuar que, afinal, em 2011 ou em 2009 ou em 2004 é que estávamos bem é quase insultuoso.
No meio dos escombros, convém não esquecer que os bombeiros podem ter deixado a casa inundada, mas quem destruiu os móveis, os quadros, as jóias foi o incendiário!»
(Portugal Real/Núncio, "Tiros no pé presidencial", Rádio Renascença on line, 02-01-2015)

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores