Terapia política. Introspecção psicossocial. Análise simbólica.

08 agosto 2012

[1391] Equívocos e pieguices

«O comentário de João Silva à própria prova, de humor sarcástico, encerra um equívoco. Os portugueses não estão aborrecidos com os atletas, que conseguiram apurar-se para os JO e certamente fizeram o seu melhor. Por tanto, é lamentável e dispensável todo este azedume para com quem lhes paga a formação e quem lhes dá as condições de trabalho, as possíveis neste país de piegas.
Os portugueses, se posso falar pela maioria deles, estão zangados com as entidades da política desportiva, o COP e os dirigentes das federações desportivas que não mostram competência para desempenhar as funções, que se mantêm nos cargos anos a fio, que têm uma política de comunicação ressentida e auto-comiserativa e que não explicam porque Portugal não tem dimensão desportiva compatível com a geográfica e económica.»

1 comentário:

Anónimo disse...

Solteirão e misógino
“O outro assessor, José Ramos Coelho, passava por ser o zero absoluto. Escorregadio e silencioso como o congro. Chegara à corregedoria pela insignificância, à parte a zumbaia. Pálido, seco, e de olhos gelatinosos. Solteirão e misógino. Prezava a disciplina na secretaria e a compostura na audiência. Réu que se mostrasse incivil ou cuja atitude não fosse de cortesia plena, avaliada pela maneira como se sentava, como abria a boca ou bocejava, como falava, como ria, apanhava a grossa talhada. Deus o livrasse de ser surpreendido por ele a tirar a caca do nariz. Não suportava tampouco que estalassem com os dedos; se mexessem no banco; encavalitassem perna sobre perna; fungassem. Eram-lhe intoleráveis os pequenos tiques do seu semelhante, o que constituía já balda. Em contrapartida, réu que lhe aparecesse com submissão de penitente, embora com a humildade do velhaco, só não seria absolvido se tivesse violado alguma freira ou fosse apanhado a surripiar um bolo para matar a fome. Porque se, por um lado, era um catolicão até à medula, por outro, não admitia que se fosse pelintra. A propriedade para ele, homem com uma pequena reserva nos bancos e uma quintalória em Óis, representava a primeira instituição humana, criadora e dignificadora da personalidade, frase que lera algures e invocava a cada passo.”

Aquilino Ribeiro, Quando os lobos uivam

Arquivo do blogue

Seguidores