Terapia política. Introspecção psicossocial. Análise simbólica.

27 setembro 2011

[1371] O passado mora mesmo lá atrás

Não sei se é verídica a cena relatada no post anterior, mas é um testemunho sociológico notável! Gostei especialmente da utilização das mães (ou dos pais) como taxistas dos filhos. Esquecemo-nos de como o consumo de gasolina é economica e ambientalmente nefasto para o futuro, no qual viverão justamente os nossos filhos, bem pior do que nós, que já vivemos pior do que os nossos pais.
Tornámo-nos egoístas e hedonistas. Só pensamos na nossa vidinha e na forma como a tornar (mais) confortável e prazerosa. Esquecemos tudo e todos que nos rodeiam. Não ensinamos nada a ninguém e raramente aceitamos ensinamentos de alguém.
A vida hoje é uma sequência de eventos, dentro de um automóvel: ir para o escritório ou para a escola, fazer (muitas) compras, ir pôr e buscar a mulher e os filhos, ir ao ginásio ou ao cabeleireiro.
Os governos, crentes da nova "religião" científico-tecnológica, também contribuem para este estado da arte de vida: não há transportes públicos suficientes, os colégios deixaram de ir pôr e buscar as crianças gratuitamente, as refeições nas cantinas e nos refeitórios são gordurosas e pouco higiénicas, não se subsidiam as famílias, mas sim os abortos, diminuem os espaços verdes e aumentam os centros comerciais, em nossa casa crescem os electrodomésticos e afins, mas diminuem os livros e os jogos didácticos, coleccionamos viagens e fotografias, mas sabemos cada vez menos de sociologia, história e arte.
Somos (mais) felizes e saudáveis? A resposta sabe-a o farmacêutico...

1 comentário:

José Maurício disse...

Brilhante o texto do editor!!!!!!
Abraços
José Maurício
Curitiba-PR-Brasil

Arquivo do blogue

Seguidores