Terapia política. Introspecção psicossocial. Análise simbólica.

17 junho 2006

[316] Ser português e nascer e viver em Portugal

"O primeiro bebé de Elvas com parto marcado para Espanha nasceu hoje no Hospital da Universidade de Badajoz. É uma menina e nasceu depois do encerramento, na segunda-feira, do bloco de partos da cidade alentejana, informou a Junta da Estremadura espanhola. (...)
O Serviço da Extremadura de Saúde e a Rede de Assistência Sanitária do Alentejo assinaram acordos de cooperação para permitir às mulheres de Elvas terem os seus filhos em Badajoz, depois do encerramento da Maternidade Mariana Martins de Elvas."
(Público online, 17-6-2006, 13:37: sublinhado nosso)
*
"(...) ser Português é deixar de dizer mal da globalização, dos Alemães e dos Americanos e comprar produtos bons, repito bons e Nacionais. Sim, porque, se alimentarmos comerciantes mal-educados, e comprarmos produtos rascas, só estaremos a alimentar a mediocridade. Ser Português é elogiar o multibanco, o melhor clima do mundo que temos e proteger as magníficas árvores deste País. Ser Português é resolver problemas antes de procurar acusar alguém da sua irresponsabilidade. Ser Português é fazer Jogo do Pau em vez de Capoeira, ser Português é receber bem um cliente mesmo quando ele não compra nada e se não tivermos o produto que procura devemos indicar-lhe a concorrência com todo o entusiasmo. Ser Português é deixar de construir habitações em cima das dunas, ser Português é aprender com o Marquês de Pombal e organizar adequadamente o território. Ser Português é conhecer o hino Nacional, ser Português é votar em branco quando achamos que os políticos não dão resposta aos nossos problemas em vez de votar na oposição constantemente. Ser Português é pagar impostos, ser Português é dar um pouco de nós aos outros todos os dias. Ser Português é fazer algo que esteja ao nosso alcance para mudar aquilo que não está bem (ou seja, agir!)."
(Paulo Sena, comentário de 5-6-2006, a "Patriotismo", em Limiar, aos 29-5-2006)

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores