Terapia política. Introspecção psicossocial. Análise simbólica.

21 janeiro 2011

[1329] Vox lectori (3): eleição presidencial de 2011

Termina hoje, como se impõe, a consulta sobre as opiniões relativas aos candidatos presidenciais. 
Quando se iniciou esta consulta, ainda estava a decorrer o prazo para apresentação de candidaturas e não era previsível a de José Manuel Coelho. Por outro lado, não se confirmaram a de Garcia Pereira (apoiante de última hora de Alegre) nem a de Pinto Coelho.
Responderam 34 leitores à pergunta "Qual o melhor candidato a Presidente da República?". Eis os resultados (sem garantias de representatividade), eliminados os quatro votos naqueles dois pré-candidatos não confirmados:
1. Cavaco Silva ................ 43,33 %
2. Fernando Nobre ............ 26,66
3. Manuel Alegre............... 20,00
4. Defensor de Moura .......... 6,66
5. Francisco Lopes.............. 3,33
No final de domingo, veremos quais os resultados apurados. Que se querem definitivos. 
Não cremos que Nobre chegue tão alto, embora mereça uma votação apreciável, pese embora alguma ingenuidade e inconstância, insuficientes para esconder as suas muitas qualidades pessoais e cívicas, que fazem falta aos agentes políticos portugueses. 
É crível que Francisco Lopes troque de lugar e de votação com Defensor de Moura, embora este nem 3% deva obter, dada a modéstia de meios e o indefinido objecto eleitoral (que não a finalidade, muito clara... ou muito suja, dependendo da perspectiva). Pode até ser ultrapassado pelo candidato madeirense, J. M. Coelho, sem embargo da natureza caricatural e depreciativa deste ex-comunista, agora anarquista.
Em resumo, só houve uma candidatura presidencial. Os portugueses dirão se é merecedora da votação maioritária.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores