Terapia política. Introspecção psicossocial. Análise simbólica.

25 abril 2005

[37] O SLB e o "Estado Novo", em dia de homenagem à democracia e à liberdade

Salvo o devido respeito por todos os adeptos do futebol, essa história que recorrentemente se conta sobre o eventual apoio do regime ao Benfica, além de requentada, não tem consistência nenhuma...
Não serei exaustivo. Relembro apenas os leitores do seguinte: o SLB é o clube onde, desde sempre, mais e melhor se manifestou a democracia interna. Nunca houve presidentes co-optados ou nomeados administrativamente nem direcções constituídas por eminências do regime (como o CFB e o SCP). Se consultarmos os registos desse tempo, facilmente verificaremos que o SLB era o clube com mais sócios "anti-fascistas" (não gosto do termo, que o tenho por impróprio, mas uso-o por facilidade de compreensão), e daí a ligação ao jornal "A Bola" (historicamente muito politizado).
O SCP e o CFB eram administrados de forma mais elitista, em circuito fechado (não é uma censura, é uma constatação), enquanto as assembleias-gerais do SLB são famosas por serem talvez o único espaço de democracia e liberdade de expressão em todo o "Estado Novo".
A história não se reescreve, por mais que gostássemos...

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu caro, se não gosta do termo 'anti-fascista' . Qual sugere ? Talvez 'anti-regime de brandos costumes' seja mais a seu jeito?
Diga-me de sua justiça .-)

Arquivo do blogue

Seguidores