Terapia política. Introspecção psicossocial. Análise simbólica.

30 março 2005

[17] A ler

Recebi na minha caixa de correio um mail de Ademar Santos, autor do blogue abnoxio.blogs.sapo.pt, cujo poste trancrevo na íntegra, satisfazendo, desta forma, o seu apelo e por me rever no seu teor:
Apelo à inteligência nacional
(se é que ainda nos sobra alguma...)
Um professor sozinho na sala de aula é uma tômbola ou uma roleta russa. Nunca se sabe o que poderá sair dali...
Imagine-se uma criança que tem a infelicidade de aturar, durante os quatro anos do 1º Ciclo do Ensino Básico, um(a) professor(a) absolutamente incompetente (e como eu conheço tantos...). Alguém acredita que essa criança, se não estiver familiarmente protegida e ancorada, "sobreviverá" à experiência?... O insucesso escolar radica quase sempre no 1º Ciclo e nessa imposição absurda da monodocência...
Depois, o professor do 1º Ciclo "monodocente" tem de ser cientificamente, um polivalente. Ele tem de saber como se ensina a ler e a escrever, como se desenvolve o cálculo mental e o raciocínio lógico-matemático, como as aptidões criativas e artísticas das crianças podem ser estimuladas, etc, etc, etc. Ele tem de ser, nos planos científico e pedagógico, um especialista em todas as áreas do currículo. O leitor acredita nisso, nos tempos que correm?... Há alguém que acredite, a principiar pelos próprios professores "monodocentes" do 1º Ciclo?...
Claro que eu não defendo apenas a extinção da "monodocência" e do isolacionismo docente do 1º Ciclo, mas já ficaria muito satisfeito se, num primeiro tempo, fôssemos capazes de acabar de vez com essa tragédia nacional, a mãe de todas as nossas tragédias educativas...
Leitor: se acha que aquilo que eu defendo faz algum sentido, não encolha os ombros - passe palavra. Se tem um blogue, diga de sua justiça. Vamos tentar fazer alguma coisa (é o apelo que lhe faço) para mudar isto.
abnoxio.blogs.sapo.pt

29 março 2005

[16] Postura de administrador

Foi deveras edificante observar a figura do administrador da Vicaima, rodeado pelos seus capangas, agredir um jornalista duma estação televisiva e vociferar " Vai trabalhar", no momento em que a Greenpeace protestava contra o tráfico de madeiras exóticas importadas da Amazónia, algures em Leixões.
O que se passou, consubstanciado na agressividade e arrogância do referido administrador, ilustra bem a postura tacanha de alguns dos nossos empresários, os quais, por ironia, irão participar, pensa-se, com o ministro da economia na execução do plano tecnológico que o governo quer levar a cabo...
Por contraponto, registe-se a imagem civilizada de um brasileiro, por sinal, admistrador da TAP, que sem assumir uma postura de cócoras face ao poder, elucidou de forma incisiva a estratégia da companhia aérea.
Posturas de administradores...

28 março 2005

[15] O glorioso mundo do sport

Faltam oito jornadas para terminar a actual edição da Superliga portuguesa de futebol.
A época é assinalada por dois factos assaz relevantes e inéditos. Um de natureza desportiva; outro de carácter inominado, diria.
Em primeiro lugar, esta é a primeira vez, em quase 70 anos de competição, que cinco clubes podem realisticamente aspirar ao título de novo campeão nacional. Todos pertencem ao famoso eixo litoral, elitista e liberal de Braga a Setúbal. Todos têm estádios modernos, de raiz ou restaurados. Et pour cause...
Por outro lado, está em curso, também pela primeira vez, uma complexa e mediática investigação criminal sobre o misterioso triângulo não das Bermudas, mas dos "patos-bravos" (será que há patos bravos nas Bermudas?). Não sei o que vai acontecer a esse processo. Sei que os arguidos se presumem inocentes até serem definitivamente condenados, mas sei também que, condenados, absolvidos ou despronunciados, estes ou outros, nada me convencerá de que o jogo tem sido limpo nas últimas décadas.
Concomitantemente, operações semelhantes se desenvolvem na França, Alemanha, Croácia, Roménia, Rússia, Coreia, entre outros, indiciando que possa haver uma rede (ou várias redes) organizada(s) de corrupção desportiva, branqueamento de capitais e tráfico de influências.
Nos últimos anos, provas como o mítico Tour de France e organizações tão nobres como o COI foram fortemente sovadas na sua respeitabilidade e honorabilidade. Compraram-se delegados, doparam-se atletas, suicidaram-se visados, desfizeram-se sonhos... Em troco de quê? Money, money, money!
Citius, altius, fortius? Talvez, quando o desporto for devolvido à sua verdadeira dimensão de lazer e formação...

[14] Um estranho na Terra ou o Filho de Deus

"Segundo Teilhard de Chardin, o homem é portador de uma característica zoológica que o faz um ser à parte no mundo animal. Com efeito, a espécie humana é a única que habita, indistintamente, em todas as regiões do planeta. Cada animal vive normalmente circunscrito ao seu habitat. O tigre, na selva, o camelo, no deserto, o urso, no gelo polar, etc. Só o homem está em toda parte do globo, sem exceção. É o animal ecumênico.
Comentando genialmente esta observação de Teillard de Chardin, Ortega y Gasset indaga qual a razão dessa "planetária ubiqüidade" do ser humano. E responde nos seguintes termos:
"Cada espécie zoológica ou vegetal encontra na Terra um espaço com condições determinadas, onde, sem mais, pode habitar. Os biólogos o chamam seu habitat. O fato de que o homem habite onde queira, sua planetária ubiqüidade, significa, claro está, que carece propriamente de habitat, de um espaço onde, sem mais, possa habitar. E, com efeito, a Terra é para o homem originariamente inabitável - unbewohnbar. Para poder subsistir intercala entre todos os lugares terrestres e sua pessoa, criações técnicas, construções que deformam, reformam e conformam a Terra, de sorte que resulte mais ou menos habitável. (....) O homem é um intruso na chamada natureza. Vem de fora dela, incompatível com ela, essencialmente inadaptado a todo milieu. Por isso constrói, baut. E como em qualquer lugar do planeta pode construir - e em cada um, diferente tipo de construção -, é capaz, a posteriori, de habitar em todas as partes" (Ortega y Gasset, En torno al Coloquio de Darmstadt, 1951, Obras Completas, IX, 640).
Eis aí: o bicho homem não tem ambiente natural específico; ele é essencialmente desambientado, desadaptado à Terra, um verdadeiro estranho no ninho da mãe Natureza. O que o leva a construir, para poder habitar."

[13] De passagem, deixo-vos isto.

"OS POVOS HEBREU, ISLÂMICO E CRISTÃO... Essas três expressões de um idêntico monoteísmo falam com as vozes mais autênticas e antigas e mesmo ousadas e confiantes. Porque não seria possível que o nome do mesmo Deus, ao invés de engendrar uma oposição irreconciliável, viesse, isso sim, a conduzir ao respeito mútuo, compreensão e coexistência pacífica? Não deveria a referência ao mesmo Deus, o mesmo Pai, sem prejuízo de discussões teológicas, nos conduzir a descobrir o que é tão evidente, apesar de tão difícil — que somos todos filhos do mesmo Pai e que, portanto, somos todos irmãos ?"
Papa Paulo VI, La Croix, 1-8-1970.

26 março 2005

[12] Salada de frutas

Na sociedade do conhecimento, todos sabem hoje mais de fruta do que aqui o sr. João da frutaria. Aliás, "gostar da fruta é de homem", certo? Os "piquenos" precisam de alguém que os ensine a descascar a banana ou a descaroçar a cereja. Com a tutoria dos melhores connaisseurs e dentro do maior sigilo, não vá algum mestre de cerimónias processá-los por concorrência desleal... A bem do levantamento da auto-estima.

[11] O silêncio é de ouro...

Segredo profissional (médicos, advogados e padres), sigilo bancário e segredo de justiça.
Na sociedade neo-liberal, as grandes transacções são negociadas com a máxima discrição (how convenient to illicit trade, right?), em hóteis de luxo ou estâncias balneares. Nada mais apropriado, atendendo aos serviços que serão prestados, logo em seguida, a quem aceita contratar...
Na sociedade laica, os crentes esperam que as suas públicas virtudes não sejam manchadas pela confissão dos seus vícios privados. É tão adequada a separação entre o terreno e o celestial. Os curas, por seu lado, não descuram nenhum detalhe da vida contemporânea. É frequente vê-los, nas modernas catedrais, a confessar os fiéis adeptos dos deuses modernos...
No direito da sociedade, advogados e magistrados manipulam o processo como quem brinca com um "action man", tornando, muitas vezes, as suas actividades num exercício gratuito do poder. Gratuito, mas nada desinteressado... Ou alguém julga que as fotocópias não são pagas?
Acontece estarmos também na sociedade da informação. Paradoxalmente, tudo se revela, nada se esconde. A transparência é total, dos tecidos às luzes! Publicam-se cartas trocadas, divulgam-se documentos pessoais, mostram-se tatuagens corporais, devassa-se a vida intíma, revelam-se conversas privadas... Tudo em nome da democracia. Como se "o governo do povo, pelo povo e para o povo" devesse buscar outra coisa que não a dignidade da pessoa humana, que é o maior bem comum!

25 março 2005

[10] Plano tecnológico

I
A água
Embora só para a agricultura sejam canalizados 90% dos recursos hídricos do Reino, semelhante quantidade revela-se insuficiente, face às crescentes necessidades da expansão agrícola. Por isso, o governo incentivou os centros científicos especializados a desenvolverem pesquisas sobre a melhor forma de rentabilizar as águas do mar na cultura de plantações de valor estratégico, o que pode colmatar o abismo económico.
II
As favas
A Universidade do Rei Faiçal efectou um estudo no Oásis de Al-Ihsa sobre a possibilidade de reutilização das águas de irrigação, com taxas de concentração de sal que chegaram a 1200-5200 partes por milhão, no cultivo de diferentes tipos de favas. Os investigadores conseguiram cultivar certas espécies locais de favas utilizando água, na qual a taxa de concentração do sal chegou a 5200 partes por milhão.
Utilização das águas do mar na agricultura,
Reino da Arábia Saudita

[9] Camaleões

Três camaleões verdes correram uns atrás dos outros pelo terraço; um pára aos pés da madame, agitando a língua bifurcada, e ela comenta:
- Camaleões! Que criaturas excepcionais. A maneira como mudam de cor... Encarnado, amarelo, lima, cor-de-rosa, alfazema. E sabia que gostam de música? - olha para mim com os seus belos olhos negros.
- Não acredita em mim?

Truman Capote

24 março 2005

[8] IVG e taxa de natalidade

Discordo da relação causa/efeito IVG/taxa de natalidade.
Por outro lado, se me convidassem para elencar qual a maior descoberta científica do séc.XX, diria, seguramente, que foi a "pílula".
Se não tivesse ocorrido a sua criação, divulgação, distribuição e massificação, tudo levaria a crer que o Planeta já tinha explodido, se é que não está iminente o colapso anunciado.
P.S. Lamento, Núncio, mas não posso concordar com a tua visão eurocêntrica dum problema universal.
Desde quando a mulher não está só e desamparada? Referes-te às mulheres que habitam Nairobi, Helsínquia ou às que habitam o bairro da Bela Vista e frequentam o Rock in Rio?

[7] Small is beautiful

Tinha prometido que voltaria ao assunto (post n.º 4).
A orgânica do Executivo é matéria que sempre me interessou. Por isso, tenho reflectido muito sobre a mesma e tenho a firme convicção que um Governo com poucos ministérios e mais secretarias de Estado ganharia em coesão, agilidade, especialização e tecnicidade. Eis a minha proposta:
1 - Min. das Finanças;
2 - Min. dos Neg. Estrangeiros;
3 - Min. da Defesa e Segurança;
4 - Min. da Justiça;
5 - Min. da Educação;
6 - Min. da Ciência e Tecnologia;
7 - Min. do Ordenamento do Território;
8 - Min. da Economia;
9 - Min. dos Assuntos Sociais.
No 3, agruparíamos Defesa e Administração Interna. O 5 incluiria Cultura, Juventude e Desporto. O Ensino Superior ficaria no 6. O 7 teria o Ambiente, a Energia, a Agricultura, as Pescas e o Turismo. No 8, tratar-se-ia do Comércio, da Indústria, das Obras Públicas e das Telecomunicações. Finalmente, o Emprego, a Habitação e a Saúde reunir-se-iam no 9.
O 10.º ministro seria o da Presidência.
Esta orgânica seria "para-constitucionalizada", isto é, para ser alterada os requisitos seriam bem exigentes.

[6] Fracturas e colagens

De acordo com o Cardeal Patriarca, referendar o abort(ament)o vai dividir a sociedade portuguesa ao meio.
Não creio que vá; ela já está muito dividida.
Sabemos que esta é uma questão díficil, complexa, dolorosa. Mas tornou-se ainda mais delicada porque vem 50 anos atrasada. Para quem - como eu - viu o filme "Vera Drake", isto é claro.
Hoje, não se desconhecem os métodos contraceptivos. Nem eles são inacessíveis.
Hoje, a mulher não está, felizmente, só nem desamparada e o homem não é, felizmente, "o macho".
Hoje, não há taxas de natalidade elevadas. Pelo contrário, carecemos de estímulos à procriação, porque isso traduz rejuvenescimento, alegria, choque cultural, compaixão, amor pelo outro, legado.
Vamos ser paradoxalmente conservadores, descriminalizando algo tão repugnante, ou vamos ser humanistas e, por isso, definir uma política da família, da sexualidade e da criança?
Vamos criar ainda mais fracturas sociais e culturais ou vamos ajudar a colar os pedaços de uma comunidade?

23 março 2005

[5] Cordeiro pascal

A posta n.º 3 convoca-me para que o actual ministro dos negócios estrangeiros (MNE) venha a ser imolado pelo PPE, qual cordeiro pascal, sem direito a defesa.
Bagão Félix (BF) sempre foi mais videirinho ao não querer ficar com a pele do anho.
BF sabe-a toda...

[4] Compositio

Da formação do XVII Governo Constitucional, discreta e eficiente (seria bom mesmo que nos habituássemos!).
Da sua composição, equilibrada e (aparentemente) coesa.
Da orgânica, pouco inovadora e (ainda) razoavelmente pesada [n.b. voltarei, oportunamente, ao modelo que advogo, embora não esteja certo de ser o sueco].
Dito isto, uma nota de desagradável surpresa para a falta de senso que, a meu ver, a nomeação de Vieira da Silva para a Segurança Social revela. "À mulher de César não basta ser séria, tem que parecer..."

P.S. Não está em causa o carácter nem a competência do visado, mas não haveria ninguém menos comprometido com o passado recente de uma das instituições que vai tutelar?

22 março 2005

[3] Quaresma política

Por ironia daquelas que nem os mais azedos fabricariam, a suspensão de Freitas do Amaral de membro do PPE (a família política mais numerosa do Parlamento Europeu e que senta, entre outros, os democrata-cristãos europeus) ocorre na quadra pascal.
Numa Europa onde se evitam as referências ao legado cristão dos seus fundadores, não deixa de ser significativa essa infeliz coincidência: FA é suspenso por aqueles que titubearam na assunção desse legado e que demonstram bem pouca compaixão para com o actual MNE português que, ao que saiba, não deixou de ser democrata-cristão.

[2] Medidas côr-de-rosa

Ouvi Marques Guedes dizer à instantes numa televisão que as medidas apresentadas por Sócrates são medidas côr-de-rosa.
Será que Marques Guedes queria que o primeiro ministro apresentasse medidas pretas?
Ter-se-à esquecido que o preto é a negação da cor, que não faz parte da rosa cromática?
Ou quereria que fossem apresentadas medidas brancas para aliviar a cor?

Corrigenda: na 1.ª linha onde se lê "à instantes" deve ler-se "há instantes".

P.S. Acontece! Agradece-se ao revisor ortográfico. Desde já, fica contratado para, em regime de contrato individual de trabalho, ao abrigo do novo Código Laboral, proceder à correcção diária das postas!

[1] Alimentar um blogue a pão-de-ló

Há "bloguistas" mais negligentes do que outros...
Embora ainda não saiba a que casta pertenço, se à dos pais extremosos e vigilantes se à dos ausentes e relapsos, de um facto podeis ficar cientes: jamais alimentarei um blogue a pão-de-ló.
E as audiências que me condenem a mim e ao meu umbiguismo...

Pão-de ló da Lily

Ovos - 5
Açúcar e farinha, de cada - 5 c. de sopa
Fermento em pó - 1 c. de chá

Prepara-se e coze-se como se indica nas receitas do n.º 3730 e em forma igual - in O Livro do Pantagruel, 34.ª Edição

[0] Sejam bem-vindos!

Neste divã, umas vezes aveludado, outras vezes de borel, deita-se a República. Aqui faremos, com todos os homens livres e justos, politicoterapia. Sem reserva mental. Com coragem e simplicidade. Para que se dilua a espuma dos dias e subsista o sal de uma cidadania moderna.

Arquivo do blogue

Seguidores